Valtra dá dicas para economizar até 25% no consumo de Diesel
Uso eficiente do combustível pelas máquinas agrícolas pode ser alcançado com boas práticas
Com seu preço médio no maior valor da série histórica da ANP (Agência Nacional de Petróleo), o diesel usado em maquinários está entre os principais pesos nos custos da lavoura. Para evitar desperdícios do combustível, a recomendação da Valtra, referência global em fabricação de máquinas agrícolas, é ficar atento ao cronograma de manutenção, seguir as orientações do manual do proprietário, e operar corretamente os equipamentos.
Assim como escolher maquinário e implementos adequados para a atividade, fazer inspeções diárias para detectar qualquer sinal de vazamento, por exemplo, também parte do dia a dia no campo. “É possível alcançar uma economia de 25% do consumo de combustível ao adotar boas práticas como utilização de óleos genuínos que proporcionam maiores intervalos de troca, lastro adequado para a operação, pressões corretas dos pneus, índice de patinagem na operação, percentual de avanço para tratores com tração dianteira auxiliar, evitar motor ligado em marcha lenta por período prolongado, entre outros” afirma Guilherme Gil Gomes, gerente de serviços da AGCO América do Sul, detentora da Valtra.
Guilherme Gil Gomes, gerente de serviços da AGCO América do Sul, detentora da Valtra: manutenção ajuda na economia de combustível
A seguir, algumas dicas de economia de combustível para o produtor rural:
- Revise com frequência o seu maquinário quanto a possíveis vazamentos. Para isso, não há necessidade de chamar um técnico da concessionária. O proprietário ou seu operador podem facilmente detectar um problema, acompanhando as tubulações e conexões desde o tanque até os bicos injetores;
- Faça as manutenções corretamente, conforme orientações do seu manual do operador. A substituição de filtros de ar e de combustível, além da limpeza de radiadores e intercoollers, são fatores importantes que ajudam na performance da máquina e consequentemente economizam combustível.
- Utilize os lubrificantes da Valtra, pois foram desenvolvidos sob rigorosos testes e homologados especificamente para os produtos da marca. Dessa forma, além de os equipamentos atingirem melhor performance, é possível garantir um maior intervalo entre as trocas, o que gera economia de custos. Em caso de dúvidas, procure o seu concessionário ou baixe o aplicativo APP Valtra na Mão, para mais informações sobre manutenção.
- Atente-se ao peso do lastro líquido ou metálico e se o implemento está apropriado para a faixa de potência do seu maquinário. É muito comum encontrar máquinas agrícolas com os pneus contendo água, como forma de aumentar o peso do trator com baixo custo e sem sobrecarregar rótulas e rolamentos. Entretanto, existem aplicações que exigem ainda mais lastro das máquinas. Para isso, há lastros metálicos, que podem ser adicionados ou removidos, dependendo da operação. Apesar de diminuir ou aumentar pesos metálicos não ser algo muito praticado no dia a dia, sabemos que carga desnecessária aumenta o consumo de combustível;
- Mantenha sempre as pressões dos pneus de acordo com as orientações do fabricante. Pneus com baixa ou alta pressão comprometem o desempenho da máquina, além do consumo de combustível, podem impactar na vida útil da transmissão e eixos assim como na relação de avanço, que é o próximo tópico.
- Evite a patinagem excessiva, que gera consumo de combustível, desgaste prematuro dos pneus, componentes da transmissão e eixos.
- Atente-se ao tempo que o motor está em marcha lenta. Se não há necessidade, desligue o equipamento, o meio ambiente agradece e seu bolso também.
Uso de aditivos reduzem contaminação do combustível
O especialista da Valtra lembra, entretanto, que além de bons cuidados com a máquina, a economia de combustível passa pela escolha de bons aditivos. A partir de quando o diesel sai da refinaria, passa por um processo de armazenagem e diferentes tanques de transportes. Desta maneira, a possibilidade de contaminação é alta antes mesmo do abastecimento. Para isso, a marca desenvolveu o bactericida Diesel Guard e o Aditivo Diesel Pro, que evitam e mitigam a transmissão de impurezas. “O meu conselho, para os produtores que abastecem suas máquinas a partir de grandes reservatórios, é sempre tratar este combustível com Diesel Guard para então abastecer sua máquina. Ou então, realizar o tratamento com Diesel Pro direto no tanque do seu equipamento”, orienta Gomes.
Motor Eletrônico AGCO Power
Os modelos mais recentes de Valtra já saem de fábrica com o eficiente motor eletrônico AGCO Power. Estes motores possuem um módulo eletrônico, que chamamos de ECU, capaz de gravar, em forma de dados, o comportamento do motor da sua máquina. Com isso, é possível avaliar quanto tempo cada motor ficou em marcha lenta, quais as temperaturas de trabalho, quanto de consumo em cada operação e muito mais.
A informação é gerada a partir de um equipamento de diagnóstico utilizado pelo concessionário autorizado, que durante serviço de assistência técnica pode informar a curva de performance do motor de sua máquina. Os mecânicos também podem ajudar a identificar oportunidades para melhorar o desempenho e diminuir o consumo.
“Nós da Valtra seguimos desenvolvendo alternativas que contribuam para a gestão sustentável das lavouras. Mantemos o investimento em motores que otimizem o consumo de combustível ao mesmo tempo em que geram menos emissões, sempre com foco em contribuir com os agricultores”, encerra Gomes.